Notícias

Conhecendo sobre a Central de Material e Esterilização (CME)

O CME é o Centro de Material e Esterilização de um Hospital, onde se dá o reprocessamento dos artigos utilizados na assistência aos pacientes. Foi criado com a conscientização das equipes de saúde quanto à necessidade de controle das infecções hospitalares, uma vez que essas determinam um impacto direto na qualidade do serviço prestado e implicam, muitas vezes, em aumento do período de internação e consequentemente nos custos da assistência hospitalar.

 

A compreensão sobre a influência dos procedimentos de limpeza, preparo e esterilização dos materiais na prevenção e controle das infecções hospitalares reforça a importância e responsabilidade do CME no contexto das instituições de saúde, pois a existência de falhas nesses processos é determinante para o surgimento de complicações nos pacientes.

Pode-se afirmar que o CME se configura como uma unidade que tem um processo de trabalho diferente e uma área de atuação específica para o enfermeiro que, utilizando uma série de conhecimentos científicos e tecnológicos para a coordenação do trabalho, busca um entrosamento com as unidades consumidoras e com as unidades de apoio da instituição hospitalar, caracterizando uma relação de interdependência.

 

Com foco na segurança dos pacientes, garantindo uma eficiente prevenção de infecções no ambiente hospitalar e a prestação de um serviço de alta qualidade, o Hospital Imaculada Conceição conta com equipamentos modernos e uma equipe composta por especialistas competentes que estão em constante processo de atualização e aprimoramento de novas técnicas. A qualidade na assistência do paciente tem como base a atenção e a humanização dos serviços. Tudo isso ratificado pela conquista, em 2020, do Selo de Acreditação em Cirurgia Bariátrica pela WMA – World Medical Accreditation. 

 

COMPARTILHAR