Notícias

No Dia do Fonoaudiólogo, Roger Florentino descreve como é o seu trabalho no Imaculada

Róger Florentino, fonoaudiólogo especialista em disfagia do HIC

A Fonoaudiologia é a ciência que cuida das ações ligadas à comunicação humana e audição, e todos os aspectos e funções relacionados a essas áreas, inclusive distúrbios da deglutição, que são alterações na passagem do alimento desde a boca até o estomago, que necessitam de acompanhamento e/ou tratamento fonoaudiólogico.  Muitos indivíduos que se submeteram à cirurgia de cabeça e pescoço, AVCs, TCEs e os que façam uso de sondas para alimentação necessitam da avaliação do fonoaudiólogo especialista em disfagia.

Dentro do âmbito hospitalar propriamente o profissional atua em diferentes áreas, de acordo com a demanda daquele hospital, na maioria, atuam na maternidade junto à realização da triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha), estimulação de sucção no seio materno em recém-nascidos prematuros, teste da linguinha, orientações sobre o desenvolvimento da fala e audição, entre outros. Nos CTIs, leitos e enfermarias atuam em parceria com a equipe multidisciplinar nas mais diversas alterações; afasias, disartrofonias, paralisia faciais, problemas vocais e também nos problemas de deglutição.  Auxiliam o paciente na retirada quando possível de gastrostomias (sondas alimentares), traqueostomias, realiza adaptação de válvulas de fala, buscando assim reestabelecer a reintrodução da alimentação por via oral de forma segura, sem riscos para o paciente, trazendo também a comunicação.

O serviço de Fonoaudiologia do Hospital Imaculada Conceição preconiza uma atuação que abranja um contexto mais amplo, não apenas visando somente à reabilitação dos comprometimentos funcionais, mas também ajudando e incentivando os pacientes na sua reintegração social, a fim de que possam reassumir suas atividades, aceitar e superar as limitações impostas por doenças. Além disso, devem-se informar e conscientizar os familiares quanto à evolução dos tratamentos e prognósticos, para que possam apoiar e estimular os pacientes no processo de reabilitação.

Róger Florentino
Fonoaudiólogo especialista em disfagia.

COMPARTILHAR