História

fachada03A busca pela excelência nos atendimentos com a utilização do que há de mais avançado em tecnologia e a evolução profissional, tem sido ao longo de seus 70 anos de existência, a marca do Hospital Imaculada Conceição de Patos de Minas.

O acaso do destino trouxe o médico Dr. Paulo Correa à Patos de Minas, isso em pleno período da II Guerra Mundial. O que seria apenas uma passagem pela cidade, tornou-se uma residência fixa, com desejo de crescimento profissional, aliado à convicção de um atendimento humanizado.

Com essa visão, em 8 de dezembro de 1945, os irmãos médicos Dr. Paulo Correa da Silva Loureiro e Dr. Benedito Correa da Silva Loureiro fundaram a então Casa de Saúde Imaculada Conceição. Na época, o atendimento era realizado no mesmo local onde atualmente está instalado o Hospital, na Avenida Brasil esquina com a Avenida Getúlio Vargas.

O aposentado Apolinário Mendes de Andrade é um arquivo vivo da história do Hospital Imaculada Conceição. Trabalhou durante quase 46 anos na empresa e teve a oportunidade de desenvolver um bom relacionamento profissional e de amizade com os médicos fundadores.

Se o Apolinário lembra que quando começou em 1963, o Hospital contava apenas com 20 colaboradores e cinco médicos, contando aí os dois fundadores. E conta também sobre algo que marcou nesse tempo. A solidariedade, feita por meio dos mutirões de cirurgias agendadas pelo Dr. Benedito e pelo Dr. Paulo, que contava também com a ajuda de outros médicos. Devido à situação de carência da época, todas as cirurgias do mutirão eram feitas de graça. Uma característica dos fundadores, que também prezavam pelas ações de solidariedade com a população carente.

Nos anos 80, o Hospital Imaculada Conceição deu um salto para o futuro, com a construção da primeira fase do novo prédio, para oferecer mais conforto no atendimento.

Esse avanço foi feito já pela segunda geração de médicos. E a sequência das ampliações e novos investimentos, vieram na década de 90, após o falecimento dos fundadores. O Hospital Imaculada Conceição amplia o corpo clínico. Mais 25 médicos tornam-se cotistas do hospital, dando assim um novo rumo para o empreendimento.

De 1945 para os dias atuais, o Hospital Imaculada Conceição recebe a evolução da ciência e das técnicas da medicina acompanhando a constante modernização. Com a convicção que um bom hospital se faz com respeito a sua saúde, acompanhado por equipamentos e médicos que dão valor à humanização.

COMPARTILHAR